A Gestão de Pessoas consiste no gerenciamento efetivo dos recursos
humanos de uma empresa, como também na definição de sua cultura
organizacional, metodologias, processos, técnicas e práticas que serão;
nela desenvolvidos, visando o desenvolvimento contínuo dos seus
colaboradores.
Entretanto, nem sempre a GP foi pensada de modo
sistêmico. Segundo a Teoria Clássica da Administração, desenvolvida pelo
francês, Jules Henri Fayol; o trabalhador não era nada mais do que
mão-de-obra, servindo única e exclusivamente, para atender os objetivos
da organização.
Seu modelo defendia um sistema de gestão, de cima
para baixo, onde os líderes deveriam ter total comando sobre todos os
processos de gerenciamento. Entretanto, na década de 20, em
contraposição a esta visão unilateral de Fayol, surgiu a Escola das
Relações Humanas, que por sua vez, defendia, no ambiente das empresas,
uma maior humanização por meio da valorização e do reconhecimento ao
trabalho dos profissionais que nela atuavam.
Esta visão abriu
caminho para o que chamamos, atualmente, de Gestão Humanizada, que
defende ações mais concisas e específicas de: capacitação, motivação,
engajamento, desenvolvimento e valorização. Este modelo propõe uma
conscientização maior, por parte das organizações, que devem estar mais
atentas e abertas às mudanças no que tange o relacionamento com seus
profissionais.
5 Ferramentas Essenciais à Gestão de Pessoas
Pensando nisso,
foram criadas as ferramentas de Gestão de Pessoas, instrumentos que
ajudam os profissionais de RH e líderes na administração efetiva dos
recursos humanos. A seguir vamos conhecer algumas delas e entender
melhor como estes recursos podem trazer inúmeros benefícios.
1- Avaliação de Desempenho
É uma metodologia que tem como objetivo avaliar e mensurar a performance
e produtividade dos colaboradores. Esta ferramenta de verificação
serve para confirmar se realmente os profissionais dominam suas
atividades e funções, entendem claramente os objetivos das tarefas e as
realizam com efetividade. Além disso, uma avaliação de desempenho, que
pode ser realizada sempre que a empresa julgar necessário (mensal,
semestral ou anualmente) também é aplicada com a intenção de identificar
as competências e habilidades dos profissionais e também seus gaps, ou
seja, aqueles pontos que estes podem e precisam melhorar. A partir
disso, é possível fazer uma melhor gestão do conhecimento e implementar
as melhorias necessárias ao desenvolvimento contínuo dos colaboradores e
dos processos da instituição.
No dia a dia de uma organização, estas, sem dúvidas, são algumas das ferramentas essenciais no processo de administração empresarial. Avaliar o desempenho e o clima organizacional, saber dar feedbacks assertivos, investir na capacitação contínua dos profissionais e em fazer uma gestão mais humana e descomplicada: são ações estratégicas e que, seguramente, só ajudam a potencializar os resultados e a desenvolver a empresa de modo sistêmico.
Por fim, avalie sua empresa e veja se as suas ferramentas de gestão de pessoas atuais são realmente eficazes e condizentes com seus objetivos e procure os mecanismos certos para progredir. Isso, sem dúvida, trará à sua organização uma visão de futuro mais concreta, pois expandirá seus recursos, ajudará a eliminar os gaps, aumentará a satisfação dos seus colaboradores e potencializará suas oportunidades de crescimento no mercado. Fique atento e boa sorte!
2- Feedback
É uma das ferramentas essenciais da Gestão de Pessoas, pois é por meio dele que todos os profissionais, de qualquer grau hierárquico, podem obter os subsídios necessários para potencializar suas habilidades e eliminar comportamentos sabotadores. Para isso, o feedback deve ser aplicado de modo objetivo, claro e justo, oferecendo ao colaborador a visualização clara dos pontos que precisam ser melhorados. Entretanto, o feedback também é uma forma extraordinário de o gestor reconhecer seus profissionais e equipes pela realização efetiva de seu trabalho e pelos resultados obtidos por meio de sua dedicação, profissionalismo e empenho.
3- Pesquisa de Clima Organizacional
Este instrumento é mais um orientador importante no que tange as boas práticas de gestão. Uma pesquisa de Clima Organizacional ajuda a empresa a mensurar o nível de satisfação, engajamento e motivação dos colaboradores, bem como a medir a qualidade da infraestrutura oferecida e verificar como as lideranças impactam, positiva ou negativamente, nos resultados. Entre seus benefícios, destacamos: ações contínuas para melhoria do clima; melhora na comunicação interna, nos relacionamentos interpessoais, desenvolvimento de estratégias de gestão mais efetivas; melhoria nos processos internos e aumento da satisfação com a empresa de modo geral.
4- Programas de Capacitação
Investir no desenvolvimento dos profissionais é fundamental para qualificá-los, eliminar suas deficiências, aprimorar habilidades e potencializar os resultados. Neste sentido, os programas de capacitação, por meio de planos de Treinamento & Desenvolvimento são poderosas ferramentas para expandir as competências técnicas, emocionais e comportamentais de líderes e liderados. Também são excelentes meios para descobrir e reter os talentos, reconhecer o comprometido e produtividade dos funcionários, fortalecer sua autoestima profissional e mostrar o comprometimento da empresa com a evolução contínua de todos. Por isso, hoje, grande parte das organizações, já incluem em seus planejamentos estratégicos anuais, o orçamento e os treinamentos em que irão investir, em determinado período, visando alcançar seu estado desejado.
5- Coaching na Gestão de Pessoas
Quando falamos em Gestão de Pessoas, com certeza, a metodologia do Coaching é umas das ferramentas mais efetivas e, por isso, uma das mais utilizadas, em todo mundo, para desenvolver continuamente o capital humano de uma empresa. Com diversas técnicas, métodos e instrumentos de desenvolvimento e aceleração de resultados, baseadas em ciências como a: Administração de Empresas, Psicologia e Liderança; o Coaching reúne todos os mecanismos necessários ao aprimoramento de líderes e liderados e à implantação de uma cultura organizacional com foco no ser humano. Para isso, as empresas estão cada vez mais buscando formar coaches internos, ou seja, líderes e profissionais com conhecimentos e habilidades de Coaching (Líderes Coaches e Professional & Self Coaches), que possam espalhar, internamente, esta cultura, seus benefícios, diferenciais e potencializar: o desenvolvimento, a comunicação efetiva, relações interpessoais positivas, aumentar a motivação, o engajamento, produtividade, satisfação e a qualidade de vida no trabalho.
No dia a dia de uma organização, estas, sem dúvidas, são algumas das ferramentas essenciais no processo de administração empresarial. Avaliar o desempenho e o clima organizacional, saber dar feedbacks assertivos, investir na capacitação contínua dos profissionais e em fazer uma gestão mais humana e descomplicada: são ações estratégicas e que, seguramente, só ajudam a potencializar os resultados e a desenvolver a empresa de modo sistêmico.
Por fim, avalie sua empresa e veja se as suas ferramentas de gestão de pessoas atuais são realmente eficazes e condizentes com seus objetivos e procure os mecanismos certos para progredir. Isso, sem dúvida, trará à sua organização uma visão de futuro mais concreta, pois expandirá seus recursos, ajudará a eliminar os gaps, aumentará a satisfação dos seus colaboradores e potencializará suas oportunidades de crescimento no mercado. Fique atento e boa sorte!
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