Olá!!! Nosso blog tem como propósito abordar sobre as dimensões da governança de TIC pessoas. Porém, antes de aprofundarmos no tema, iremos falar um pouco sobre a governança de TI. Segundo o Ministro Aroldo Cedraz, “Governança de TI é o conjunto estruturado de políticas, normas, métodos e procedimentos destinados a permitir à alta administração e aos executivos o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura de tecnologia da informação, de modo a assegurar, a um nível aceitável de risco, eficiente utilização de recursos, apoio aos processos da organização e alinhamento estratégico com objetivos desta última. Seu objetivo, pois, é garantir que o uso da TI agregue valor ao negócio da organização.” (Voto do Ministro Relator – Acórdão 2.308/2010 – Plenário)
Já o ITGI (Information Technology Governance Institute) diz o seguinte:
“governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta
direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e
processos que garantam que a área de TI da organização suporte e
aprimore os objetivos e as estratégias da organização.”
Diante disso observa-se, que a “Governança de TI” tem foco no direcionamento e
monitoramento das práticas de gestão e uso da TI de uma organização,
tendo como indutor e principal beneficiário a alta administração da
instituição.
Um exemplo prático de mecanismo de governança de TI é o
estabelecimento de um processo transparente de tomada de decisão sobre a
priorização de grandes demandas de TI. Tal processo é necessário para
garantir que as ações de TI estejam alinhadas com os objetivos
institucionais e para garantir que as demandas que tenham maior impacto
nesses objetivos tenham atendimento prioritário. Esta é uma decisão que
não cabe às unidades de TI (embora devam sempre opinar). Portanto, o
estabelecimento desse processo, os participantes e suas competências é
uma iniciativa de governança de TI a ser liderada pela alta
administração.
Desta forma a Governança de TI se traduz em um conjunto de políticas,
processos, papéis e responsabilidades associados a estruturas e pessoas
da organização, de modo a se estabelecer claramente o processo de
tomada de decisões e as diretrizes para o gerenciamento e uso da TI,
tudo isso de forma alinhada com a visão, missão e metas estratégicas da
organização.
Áreas de foco da Governança de TI Na prática, a Governança de
TI se traduz em um conjunto de políticas, processos, papéis e
responsabilidades associados a estruturas e pessoas da organização, de
modo a se estabelecer claramente o processo de tomada de decisões e as
diretrizes para o gerenciamento e uso da TI, tudo isso de forma alinhada
com a visão, missão e metas estratégicas da organização. A figura
abaixo resume as principais dimensões focalizadas pela Governança de TI.
- Alinhamento Estratégico - assegura o alinhamento dos planos da TI com os de negócio e alinha a operação e as entregas da TI com as operações da organização.
- Entrega de Valor – assegura que os benefícios previstos pela TI estão realmente sendo gerados, dentre eles a otimização de custos e outros valores intrínsecos que a TI pode proporcionar.
- Gestão de Riscos – Permite que a organização reconheça todos os riscos (e oportunidades) derivados da TI para o negócio e que decida e tenha planos para mitigá-los na medida que julgue necessário.
- Gestão de Recursos – assegura a gestão dos recursos mais importantes para TI: recursos humanos e recursos tecnológicos (informações, infraestrutura, aplicações). Promove a valorização do conhecimento e da infraestrutura.
- Mensuração de Desempenho – acompanha e monitora a implementação da estratégia, consumação de projetos, uso dos recursos e entrega dos serviços quanto à sua contribuição para as estratégias e objetivos do negócio, utilizando-se não apenas de critérios financeiros.
Referências:
Governança de TI. Disponível em <http://portal.tcu.gov.br/comunidades/governanca-de-ti/entendendo-a-governanca-de-ti/>. Acessado em 02/08/2016.
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