quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Modelos de Alinhamento Estratégico: Modelo de Brodbeck e Hoppen

O nosso último modelo a ser tratado nessa série é o de Brodbeck e Hoppen, criado em 2002 e originado do modelo de Henderson e Venkatraman. Neste modelo, o alinhamento é formado por um elo multidimensional entre as estratégias de negócios e objetivos organizacionais e pelas estratégias e objetivos de TI, dependendo também do contexto organizacional e dos ambientes interno e externo.



Como visto na figura, o modelo funciona como um cubo formado pela ciclo de cada processo de planejamento, possuindo n ciclos, sendo cada ciclo uma continuidade no processo de planejamento.

O alinhamento entre os objetivos e as estratégias de negócio e de TI é realizado em ambos os sentidos, isso indica reciprocidade e redirecionamento a qualquer momento. O alinhamento indica movimento no tempo e espaço, enfatizando as mudanças de estados do presente para uma posição de futuro.

Os elementos de contexto organizacional também são importantes para este modelo, porém não aparecem visíveis no seu desenho, sendo eles: cultura única de gestão, patrocínio dos projetos, política de incentivos e cobrança de resultados, sistemas integrados de informação e proatividade.

A promoção do alinhamento é realizada de duas formas: circular e cíclica, sendo a primeira representada pelo ajuste contínuo dos objetivos e recursos organizacionais com os recursos e os projetos de TI, já a segunda é representada pela execução de revisões do alinhamento, de acordo com os ciclos de planejamento.



Fonte: AFFELDT, F. S.; VANTI, A. A.; Alinhamento Estratégico de Tecnologia da Informação: Análise de Modelos e Propostas para Pesquisas Futuras.


Modelos de Alinhamento Estratégico: Modelo de Handerson e Venkatraman

Depois de falar sobre o modelo de Rockart e Scott Morson, o próximo modelo de alinhamento que será abordado neste blog é o de Henderson e Venkatraman, criado em 1993 e é um dos modelos mais referenciados na bibliografia estudada.

O modelo parte do princípio do estudo dos autores da alavancagem da TI para transformar as organizações, não sendo apenas uma ferramenta de suporte, mas algo com potencial de apoiar novas estratégias de negócios. Esse modelo leva em consideração os ambientes externo e interno, as estratégias de negócios e de TI, as infraestruturas de negócios e de TI e parte dos princípios de formulação e implementação estratégica, tendo alguns conceitos básicos:

I) Integração estratégica: é o link entre estratégias de negócios e a estratégia de TI refletindo os componentes externos do modelo, mais especificamente, trabalham com a capacidade ou a funcionalidade de TI para modelar e suportar estratégias de negócios;

II) Interação funcional: é o link entre domínios internos, entre a infraestrutura organizacional e de TI que deve proporcionar coerência entre os requisitos organizacionais e as expectativas, entregando à organização produtos e serviços.




Nesse modelo é possível verificar uma integração cruzada em que os componentes interno e externo devem se alinhar formando o alinhamento cruzado ou multidimensional, fazendo com que a estratégia de TI possa estar alinhada a estratégia de negócios e à infraestrutura de negócios


Fonte: AFFELDT, F. S.; VANTI, A. A.; Alinhamento Estratégico de Tecnologia da Informação: Análise de Modelos e Propostas para Pesquisas Futuras.

Modelos de Alinhamento Estratégico: Modelo de Rockart e Scott Morton

O segundo dos modelos de alinhamento estratégico que apresento é o criado por Rockart e Scott Morton, criado em 1984, modelo este que teve como base o modelo citado no último post, o modelo de Leavitt. 

Neste modelo, os componentes foram adaptados de Leavitt, existem cinco deles que são responsáveis pelo equilíbrio do funcionamento organizacional: estrutura organizacional e cultura corporativa, processos de gestão, indivíduos e papéis das estratégias da organização e das tecnologias.

Esse modelo propõe que o alinhamento estratégico pode ser atingido através de três tipos de mudanças: a mudança tecnológica, que pode trazer novas ferramentas para a empresa, mudando a sua forma de operação; a mudança estrutural, que prevê a alteração do projeto da empresa, sendo em atividades organizacionais; a mudança comportamental em que podem ser otimizados os sistemas social e técnico, os quais influenciam um ao outro.




Fonte: AFFELDT, F. S.; VANTI, A. A.; Alinhamento Estratégico de Tecnologia da Informação: Análise de Modelos e Propostas para Pesquisas Futuras.

Modelos de Alinhamento Estratégico: Modelo de Leavitt

Nossos próximos posts tratarão de modelos de alinhamento estratégico que tiveram grande relevância, o primeiro deles é o modelo de alinhamento proposto por Leavitt, em 1965.
Leavitt é o autor que cunhou o termo “Tecnologia da Informação” em 1958, também foi criador de um dos primeiros modelos de alinhamento estratégico, em 1965




O modelo de Leavitt propunha a organização como um “sistema” onde existe a interação de quatro variáveis: atores, estrutura, tarefas e tecnologias.

Os atores são todas as pessoas que estão envolvidas na realização de todas as atividades na organização. A estrutura está ligada aos processos organizacionais, aos sistemas de comunicação organizacional e ao fluxo de processos de trabalho. Tarefas são as atividades fim de uma organização ou suas operações que levam à produção de bens e serviços e tecnologia é o conjunto de elementos capazes de resolver problemas na organização de forma direta.

O alinhamento nesse modelo se dá através da definição dessas quatro variáveis interagindo entre si, por isso, para atingir o alinhamento, não basta a sua definição, mas deve-se levar em conta que elas são interdependentes, sendo que a modificação de itens em uma das variáveis, pode causar modificações nas demais.

Embora esse modelo tenha sido um dos primeiros a ter identificado a interdependência entre as variáveis, talvez ele estivesse a frente da tecnologia da época, onde os sistemas eram geralmente operacionais e direcionados a uma tarefa específica.



Fonte: AFFELDT, F. S.; VANTI, A. A.; Alinhamento Estratégico de Tecnologia da Informação: Análise de Modelos e Propostas para Pesquisas Futuras.