Nossos próximos posts tratarão de modelos de alinhamento estratégico que tiveram grande relevância, o primeiro deles é o modelo de alinhamento proposto por Leavitt, em 1965.
Leavitt é o autor que cunhou o termo “Tecnologia da Informação”
em 1958, também foi criador de um dos primeiros modelos de alinhamento estratégico, em 1965
O modelo de Leavitt propunha a organização como um “sistema” onde existe a interação de quatro variáveis: atores, estrutura, tarefas e tecnologias.
Os atores são todas as pessoas que estão envolvidas na realização de todas as atividades na organização. A estrutura está ligada aos processos organizacionais, aos sistemas de comunicação organizacional e ao fluxo de processos de trabalho. Tarefas são as atividades fim de uma organização ou suas operações que levam à produção de bens e serviços e tecnologia é o conjunto de elementos capazes de resolver problemas na organização de forma direta.
O alinhamento nesse modelo se dá através da definição dessas quatro variáveis interagindo entre si, por isso, para atingir o alinhamento, não basta a sua definição, mas deve-se levar em conta que elas são interdependentes, sendo que a modificação de itens em uma das variáveis, pode causar modificações nas demais.
Embora esse modelo tenha sido um dos primeiros a ter identificado a interdependência entre as variáveis, talvez ele estivesse a frente da tecnologia da época, onde os sistemas eram geralmente operacionais e direcionados a uma tarefa específica.
Fonte: AFFELDT, F. S.; VANTI, A. A.; Alinhamento Estratégico de Tecnologia da Informação: Análise de Modelos e Propostas para Pesquisas Futuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário